Pagina Principal Pagina Principal Cadastre-se é grátis! Como Funciona Ranking de Usuarios Pesquisa de Perfis Fale Conosco Curtir no Facebook! Adicione este site nos seus favoritos!
Pesquisar por:
Pedagogia x Andragogia
Autor: Iara Cristina da Paixão
Publicado em 07/03/2013
Visualizado 2246 vezes
Por: IARA CRISTINA DA PAIXÃO
Descrição do Material

<!--[if gte mso 9]><xml> Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 </xml>PEDAGOGIA X ANDRAGOGIA

 

 

 Até muito recentemente, o modelo pedagógico foi aplicado igualmente para o ensino de crianças e adultos, e, num certo sentido, é uma contradição em termos. A razão é que, como adultos maduros, eles se tornam cada vez mais independentes e responsáveis por suas próprias ações. Eles são frequentemente motivados para aprender por um sincero desejo de resolver problemas imediatos nas suas vidas. Além disso, eles têm uma necessidade crescente de se auto-dirigir. Em muitos aspectos, o modelo pedagógico não conta para o desenvolvimento dessas alterações por parte dos adultos, e, assim, produz tensão, ressentimento, resistência nos indivíduos.(Knowles, 1984).

 

O que é a Pedagogia?

O primeiro passo para entendermos o que é pedagogia inclui uma revisão terminológica. Precisamos localizar o termo “pedagogia”, e ver o que cai sobre sua delimitação e o que escapa de sua alçada.

 

Pedagogia => do grego paidós = criança e gogos = educar

 

A pedagogia, em um sentido estrito, está ligada às suas origens na Grécia antiga. Aqueles que os gregos antigos chamavam de “pedagogo” era o escravo que levava a criança para o local da relação ensino-aprendizagem; não era exclusivamente um instrutor, ao contrário, era um condutor, alguém responsável pela melhoria da conduta geral do estudante, moral e intelectual. Ou seja, o escravo pedagogo tinha a norma para a boa educação; se, por acaso, precisasse de especialistas para a instrução – e é certo que precisava –, conduzia a criança até lugares específicos, os lugares próprios para o “ensino de idiomas, de gramática e cálculo”, de um lado, e para a “educação corporal”, de outro.

 

Sobre a foto (Jacob Rodrigues Pereira (1715-1780), pedagogo e investigador, judeu português do século XVIII, foi pioneiro no ensino de surdos mudos e na criação da linguagem gestual. Tido como um dos maiores pedagogos do século XVIII, Jacob Rodrigues Pereira)

 

 

O QUE É ANDRAGOGIA?

 

Andragogia => do grego: andros - adulto e gogos - educar

 

    Andragogia como um sistema de idéias, conceitos e abordagens para adultos foi introduzida para  educadores nos Estados Unidos por Malcolm Knowles. Suas contribuições para este sistema, foram muitas (1975, 1980, 1984; Knowles & Associates, 1984), e influenciou o pensamento de inúmeros educadores de adultos.

 

 

Modelo Pedagógico

 

O modelo pedagógico de ensino foi originalmente desenvolvido nas escolas monásticas da Europa na Idade Média. Aos seis anos a criança era encaminhada aos mosteiros com a finalidade de ser educada para a vida religiosa. O ensino continha matérias predominantemente teológicas e em segundo plano a cultura humanista em geral.  Esta educação evitava despertar inquietação intelectual ou desenvolver a criatividade. Evitava-se que os homens questionassem o mundo.

A principal atitude estimulada era a obediência, o respeito à hierarquia religiosa e a aceitação conformista diante dos ensinamentos dos superiores. Aquilo que não era compreendido deveria ser aceito como um mistério divino.

Desencorajava-se a pesquisa imparcial, realizada à luz da razão.

Nesses mosteiros ela devia ser obediente, fiel, eficiente e agente da Igreja (Knowles, 1984). A partir daí desenvolveu-se a tradição de pedagogia, que mais tarde se espalhou para as escolas seculares da Europa e América e tornou-se e  a forma dominante de instrução.

 

 

Modelo Andragógico

 

 

•         A Andragogia parte do ponto de que muitos dos problemas hoje existentes na educação de pessoas adultas estão associados à adoção de um “modelo pedagógico” para o ensino de adultos. Onde disciplinas e professores constituem o ponto de partida e alunos são secundárias. Na educação convencional o aluno deve ajustar-se a um currículo estabelecido.    

           Como resultado, muitos alunos saem da escola depois de terem perdido o interesse em aprender.

           

•         A aprendizagem: mais localizada no aluno, na independência e na auto-gestão da aprendizagem, para a aplicação prática na vida diária.

 

            Aluno e suas experiências - ponto de partida.

 

 

•         Nesse processo os alunos adultos aprendem compartilhando conceitos, e não somente recebendo informações a respeito.

 

 

 

  Conclusão

 

As definições de Pedagogia e Andragogia não significam, necessariamente, que crianças e adolescentes devem ser educadas pedagogicamente e adultos andragogicamente. A análise destes termos permite, entre outras coisas, criar duas classes de características específicas dos alunos envolvidos na prática educativa.

•         Crianças, adolescentes e adultos possuem estruturas biológicas, psicológicas e sociais diferentes que exigem ações diferentes.

 

•         Embora as estratégias metodológicas para educar sejam de acordo com as características das diferentes fases da vida, estudos experimentais, que determinam as semelhanças entre  Pedagogia e Andragogia cada vez mais mostram professores que utilizam na educação de crianças e adolescentes os princípios da Andragogia.

 

 

O curso de Pedagogia forma professores de educação infantil, das séries iniciais e escola normal (quando esta existir) e/ou educadores sociais, pedagogos para empresas, órgãos de comunicação, áreas tecnológicas ou outras.

 

O pedagogo também pode ser preparado para lidar com a demanda de portadores de necessidades educacionais especiais, além de propor que o curso supere a cisão entre as funções organizativas e gestionárias da escola e as funções docentes.

 

 

 

 

<!--[if gte mso 9]><xml> </xml>

Arquivos para DOWNLOAD Pedagogia x Andragogia
Comentários
Seu nome:
  Nota:
Comentário: 0/600

Recarregar imagem
Digite as letras acima e clique abaixo em enviar:


Confira também sobre Ensino Superior / Pedagogia
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS.
Ensino Superior Pedagogia
GRÁTIS
pedagogia do oprimido
Ensino Superior Ciências Sociais
GRÁTIS
PSICOPEDAGOGIA E A INTERVENÇÃO HOSPITALAR
Ensino Superior Pedagogia
GRÁTIS
Biografia de Freud
Ensino Superior Pedagogia
GRÁTIS
Pedagogia x Andragogia
Ensino Superior Pedagogia
GRÁTIS
O processo grupal
Ensino Superior Pedagogia
GRÁTIS

Como funciona
Cursos Online
Livraria Digital
Materiais Grátis
Email:
Senha:
0 iten(s)
R$ 0,00

Desenvolvimento: qualitÉ! Tecnologia IAulas.com.br ® 2011. Todos os direitos reservados.  
PÁGINA PRINCIPAL | CADASTRO | COMO FUNCIONA | RANKING DE USUÁRIOS | CONTATO
Pedagogia Pedagogia x Andragogia no IAulas.com.br
O maior acervo de apostilas e cursos grátis! - a1@iaulas.com.br
hosted @ DigitalOcean