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PSICOPEDAGOGIA E A INTERVENÇÃO HOSPITALAR
Autor: Antonio Paiva Rodrigues
Publicado em 12/08/2013
Visualizado 1236 vezes
Por: Antonio Paiva Rodrigues
Descrição do Material

<!--[if !mso]> <style> v\:* {behavior:url(#default#VML);} o\:* {behavior:url(#default#VML);} w\:* {behavior:url(#default#VML);} .shape {behavior:url(#default#VML);} </style> FACULDADE VALE DO JAGUARIBE (FVJ)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGIA

DISCIPLINA: PSICOPEDAGOGIA E A INTERVENÇÃO HOSPITALAR

 

                                           

PROFESSORA: ILANA LIMA

EQUIPE; PAIVA

                FERNANDA RAQUEL

                JACQUELINE

                ELISSANDRA

 

 

 

                                              

A VIDA É UM ATO DE SUBLIMIDADE DIVINA. DAR VALOR A DIVINDADE ESTÁ NA CABEÇA DE CADA UM DE NÓS. VIVER E SER FELIZ EIS A QUESTÃO. (ANTONIO PAIVA RODRIGUES).

Introdução:

A disciplina Psicopedagogia e a Intervenção Hospitalar em toda sua extensão se revestiram de missão depuradora sem canga e charruas, pois estava na coordenação, e na responsabilidade de uma profissional requintada, inteligente de boa eloquência, sapiência, força de vontade, e sem medir esforços mostrou todo o seu afago com os alunos que estavam sob sua responsabilidade. Nos primeiros dias de aula fomos se inteirando de maneira sutil de como seriam nossas atividade em sala de aula, e na ambiência da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, da Universidade Federal do Ceará. Uma apostila foi colocada a nossa disposição, um Cd com todos os aparatos que a disciplina iria nos proporcionar durante o período que estava previsto para a sua concepção.

Atividades em sala de aula e na ambiência foram traçadas e planejadas para que tivéssemos um aprendizado firme e proveitoso tendo como base as quatro atividades que nos foi dada a executar durante o período. Apregoada, depuradora, sem ações doridas as equipes tiveram suas destinações dotadas de tarefas a executar. Sem desculpismos ou ações doridas, mesmo em dias de domingo estavam na expectativa de cumprirmos o nosso papel, executando nossas tarefas com denodo e dedicação com o sentido voltado para as pessoas que iriam nos receber, e ao mesmo o que iríamos repassar para elas.

Um teatro de operações foi formado de uma maneira especial, já que iríamos lidar com pacientes especiais, pois nesse teatro estavam presentes profissionais de saúde, parturientes, mães e recém-nascidos e crianças portadoras de alguma doença. Com um calendário estabelecido caímos em campo na tentativa, ou em busca de instrumentos para executarmos nossa missão com aproveitamento e que fosse consolidada pela aceitação das pessoas que iriam receber e manter contato com nossas atividades, atribuições, e para isso nós deveríamos proporcionar ações básicas com instrumentalização e aparatos que levasse conhecimentos as ambiências visitadas.

Produtividade era a palavra-chave sem tergiversações, mas missões silentes sem melindres onde a inércia estivesse distante de nós, visto que moujeramos impulsionados pelo amor ao que estávamos executando, aliada à ética e a boa aceitação das internas que sempre nos olhavam com alegria e um sorriso nos lábios, mesmo com as dores naturais que a maternidade proporciona. 

                                              

                                              

 

 

                                                A EQUIPE EM ATIVIDADE

Real e motivadora, impulsionadora a nossa missão se revestiu de simplicidade, mas sempre com as atribuições voltadas para a nossa aprendizagem. Árdua talvez, mas aquilo que se executa com carinho e amor se reveste de sintonização e dedicação a que nos propomos a fazer sempre com uma orientação venturosa por parte da nossa orientadora.

                                              

A DIRETRIZ DO NOSSO TRABALHO E DA NOSSA APRENDIZAGEM

 

II- DESENVOLVIMENTO:

As intervenções e participações de nossa equipe já estavam delineadas, pois a interação foi o nosso ponto forte. As oportunidades de aprendizagem traçadas em nossa fortaleza, pois jamais colocamos a sinonímia fraqueza, visto que, os objetivos eram bem maiores. Aqui um acróstico do ponto forte da administração a ferramenta “FOFA” ou “SWOT”. Para ilustração colocamos aqui a finalidade dos cinco “S”: “Cinco (S)” é uma prática desenvolvida no Japão, onde os pais ensinam a seus filhos princípios educacionais que os acompanha até a fase adulta, ela surgiu nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a chamada crise de competitividade. Além disso, havia muita sujeira nas fábricas japonesas, sendo necessária uma reestruturação e uma “limpeza”. O país precisava reestruturar-se, organizar as indústrias e melhorar a produção para ser compatível com o mercado mundial. O programa tem este nome por tratar-se de um sistema de cinco conceitos básicos e simples, porém essenciais e que fazem a diferença no Sistema da Qualidade. A Espanha e Inglaterra adotaram metodologias equivalentes, porém com nomes diferentes: “Teoria da Escova” e “Housekeeping”, respectivamente; mas a ideia é a mesma- sempre buscar o Sistema da Qualidade Total. Os cinco conceitos foram introduzidos no Brasil posteriormente, em 1991, pela Fundação Cristiano Ottoni. Assim, as organizações com o objetivo da busca de melhoria da qualidade de vida no trabalho, cria no programa 5S uma base para o desenvolvimento dessa qualidade. Não só os aspectos de qualidade e produtividade devem ser delegados aos funcionários, o mesmo deve ocorrer com relação à organização da área de trabalho, gerando descarte dos itens sem utilidade, liberação de espaço, padrões de arrumação, facilitando ao próprio funcionário saber o que está certo e o que está errado, manutenção da arrumação, limpeza, áreas isentas de pó, condições padronizadas que clareiam a mente do funcionário e a disciplina necessária para realizar um bom trabalho, em equipe, e dia após dia.

O caminho prático é a implantação dos 5ss, cinco passos integrados, que buscam fortalecer 5 Sensos, formando um todo único e simples que nos ajudam a encarar o ambiente de trabalho de uma maneira totalmente nova.

Os cinco conceitos são: 1.º S - SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO CONCEITO: separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário.   2.º S - SEITON - SENSO DE ARRUMAÇÃO CONCEITO: identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente; 3.º S - SEISO - SENSO DE LIMPEZA CONCEITO: manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar; 4.º S - SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIENE CONCEITO: manter um ambiente de trabalho sempre favorável à saúde e higiene.   5.º S - SHITSUKE - SENSO DE AUTODISCIPLINA CONCEITO: fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os cinco “S” num modo de vida.

                                              

       

Na primeira ambiência nossa equipe teria que repassar para as internas da Maternidade escola as seguintes conotações:

1-Prevenção do Câncer de Útero, Mama, e Próstata,

2-Planejamento Familiar e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

3-Teste do pezinho e sua importância.

4-Teste do Olhinho, do Ouvido.

4- Certidão de Nascimento.

Nesse momento as notas atividades se revestiram de uma importância fundamental, pois caímos em campo para conseguir e preparar cartazes, folhetos, folders, bem como escolhermos alguns vídeos para explicarmos a importância dos assuntos epigrafados. Contamos com a ajuda da Secretária de saúde do Estado (SSEC), e na sala de aula preparamos kits para distribuímos com as mamães internas. Foi uma atribuição importante, pois além de aprendermos muita coisa, o mais gratificante foi termos repassados os ensinamentos explicados em sala de aula pela professora Ilana Lima, fiel escudeira das nossas atribuições de campo.

Ao final das visitas a professora nos convocou para uma reunião na sala de psicologia onde ouviu os membros das equipes que lá estavam em trabalho. Uma reunião de acertos de contas e discussão do que fizemos e já traçando o que deveríamos executar no próximo encontro.

 

Foi de fundamental importância, pois a alegria estampada na feição das internas nos proporcionaram a alegria do dever cumprido. Na sala de aula outros aspectos foram discutidos para cimentar de vez a atribuição e mostrar a importância da atividade tanto para nós acadêmicos como para as mamães que lá estavam por motivos diversos.

 

Os kits foram distribuídos e preenchemos um questionário com perguntas e resposta e a alegria maior é que fomos bem recepcionados, mesmo algumas pacientes estarem sentindo dores, nos ouviram atentamente e afirmaram que ficaram supersatisfeitas com nossa presença e atividade. Isso é muito importante para nós estudante da psicopedagogia e a Intervenção hospitalar. Deixamos o julgamento da nossa primeira atividade para nossa mestra e professora.

 

2ª. ATIVIDADE:

 

INTERVENÇÃO SOBRE O TEMA ANTERIOR:

 

O dinamismo tem que ser aliado ao acadêmico ético, àquele que se prepara, através de uma especialização especifica procurando auferir mais conhecimento para repasse aos seus alunos. Existem, no entanto, aqueles que frequentam a especialização, ou pós-graduação com único intuito de aquisição do diploma para inserir em seu currículo e fazer jus à gratificação que lhe é dada por lei. Infelizmente, isso acontece.

Segundo estabelece os órgãos responsáveis pela saúde da criança, eles estabelecem um período de até dois anos, para uma amamentação sadia, com sucesso e sem trazer maiores transtornos para o bebê. A disciplina de Psicopedagogia e a Intervenção Hospitalar veio calhar de modo especial, pois a prática que estamos realizando na Maternidade Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará (UFC) veio unir e formar um elo muito forte entre teoria e prática, visto que a prática fortalece a teoria e vice-versa. Devemos ressaltar de modo louvável a dinâmica aliada à força de vontade da responsável pela disciplina, a professora Ilana Lima.·.

 

Ainda, tivemos a boa oportunidade de ouvir uma entrevista realizada pela Dra, Rose, bem como as explicações e ensinamentos que nos repassou. Excitação, relacionamento, orgasmo e a filosofia de Platão foram os assuntos ventilados pela Dra. Rose, muito simpática e atenciosa. De um modo geral o trabalho executado com supervisão da professora Ilana Lima foi de muita utilidade.

Chegamos à conclusão que esse trabalho deve ser ampliado nos postos de saúde, nos hospitais maternidades tanta da capital como do interior, visto que existem muitas mães que desconhecem como se prevenir contra os problemas que uma gravidez planejada ou não pode proporcionar e também como se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis.

As enfermarias que não visitadas foram em virtude de alguns alunos de outra faculdade já ter passado e executado o trabalho na mesma importância que o nosso. Refizemos alguns preceitos que deixaram de ser apresentados na atividade anterior, mas ao final de tudo o resultado foi considerado positivo.

                                              

                                                       

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

 

Na reunião final discutimos as atividades e ouvimos a explanação da professora Ilana Lima. AIDS (SIDA), gonorreia, blenorragia, cancro mole, Hepatite, Herpes de vários matizes, Câncer de Mama, de Útero, Exames Preventivos, verificação diária das mamas (nódulos) e outras nuanças foram revistas. A importância dos exames preventivos, os contraceptivos, a camisinha masculina e feminina, o papanicolau, demonstração de alguns métodos contraceptivos, entres eles o dil. Na segunda atividade já estamos mais soltos e com mais facilidade de expormos o que era de atribuição da equipe.

 

                                              

Visitamos e conhecemos o Projeto Canguru – de real importância para os prematuros terem a assistência tanto do pai como da mãe. Esse elo é de fundamental importância pelo afeto que a criança recebe dos pais. 

 

                                              

 

O nosso questionário foi assim direcionado:

 

QUESTIONÁRIO:

1-NOME DO (A) PACIENTE..........................................................................................................................................................................................................................................................

2-DATA DE NASCIMENTO:.................................................................................................................................................................................................................................................

3-ESTADO CIVIL................................................................................................................................................................................................................................................................

4-RESIDÊNCIA.....................................................................................................................................................................................................................................................

5-PROFISSÃO......................................................................................................................................................................................................................................................

6-EM QUE DATA CONTRAIU MATRIMÔNIO...............................................................................................................................................................................................................................................,,.........................

7-TÊM OUTROS FILHOS...................................................QUANTOS..................................................................

8-GRAU DE INSTRUÇÃO...............................................................................................................................

9- OS FILHOS ESTUDAM................................................................................................................................

10- COMO SE DÁ A RELAÇÃO FAMILIAR....................................................................................

11-O PAI SE FAZ PRESENTE NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS.....................................................................................................................................

12-PRETENDE TER MAIS FILHOS...............................................QUANTOS.................................

13- FAZ EXAMES DE ROTINA COSTUMEIRAMENTE.............................................................................................................

14- QUAIS TIPOS DE EXAME JÁ REALIZOU .............................................................................

15- FAZ REVISÃO ANUALMENTE.............................................................................................

16- TEM PRECONCEITO OU RECEIO DE IR AO MÉDICO...................................................................................................................................

17- FAZ PREVENÇÃO DE CÂNCER ANUALMENTE.......................................................................

18-COSTUMA IR SEMPRE AO GINECOLOGISTA.......................................................................................................................

19-MANTER EM DIA A VACINAÇÃO DOS FILHOS.......................................................................

20- O ALEITAMENTO MATERNO É IMPORTANTE PARA O RECÉM-NASCIDO..................................................................................................................................

21- LEVA AO PEDIATRA O BEBÊ CONSTANTEMENTE..................................................................................................................

22- TÊM DIFICULDADE EM ALIMENTAR OS FILHOS.....................................................................................................................................

23-USA CONTRACEPITIVOS.......................................................................................................

24- TEM UMA BOA ALIMENTAÇÃO...........................................................................................

25-COSTUMA BANHAR SEU FILHOS NORMALMENTE.......................................................................................................................

26- COMO SE PROCESS A RELAÇÃO FAMILIAR.................................................................................................................................

27-TEM VÍCIOS (BEBE OU FUMA)..............................................................................................

28-CONSIDERA BOM O ATENDIMENTOS NA MATERNIDADE ESCOLA....................................................................................................................................

29- SE FILHO JÁ SAI COM CERTDÃO DE NASCIMENTO DA MATERNIDADE.........................................................................................................................

30- CONHECE O BANCO DE LEITE DA MATERINIDADE........................................................................................................................

31- TEM CONHECIMENTO DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVES (DST)...............................................................................................................

32- JÁ OUVI FALAR DE AIDIS OU SIDA.........................................................................................................................................

33-O QUE GOSTA MAIS DE FAZER.......................................................................................................................................

34- TEM MAIS ALGO A DECLARAR...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

35- SEUS FILHOS FREQUENTAM NORMALMENTE A ESCOLA...................................................................................................................................

36- A RELAÇÃO PAIS E FILHOS É SATISFATÓRIA.........................................................................................................................

37- MANTEM EM DIA A VACINAÇÃO DE SEUS FILHOS EM DIA..........................................................................................................................................

38 - JÁ FEZ  CONSULTA COM ALGUMA PSICÓLOGA.............................................................................................................................

39-O QUE GOSTA DE FAZER NA MATERNIDADE ANTES DE FAZER O PARTO.....................................................................................................................................

40- ASSISTI A ALGUMA PALESTRA DA EQUIPE MÉDICA....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

OUTROS:..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS:

DATA: 07/08/2011

1ª. PACIENTE:

ENFERMARIA – 106

1)-Qual o seu nome? Data de nascimento, e o seu estado civil? Sua idade?

R)- Antonia Joselane Lima de Souza

Nascimento: 19/03/1988

Estado civil - Solteira   Idade : 23 anos

2)-Quantos filhos? Idade? Quantos anos? Fez Pré-Natal?

R)- 3 filhos; fez pré-natal

1°. Filho – 7 anos- estuda 2°. Ano

2°. Filho-2 dias; nasceu de parto normal, mas ao nascer teve hipoglicemia,  foi controlada, o bebê mama muito bem. (a mãe sofreu 24 h para o bebê nascer).

3)-Já fez prevenção de Câncer? De quanto em quanto tempo? Porque você faz a prevenção?

R)- Sim, de seis em seis meses, para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis e o câncer.

4)-E a revisão de parto você já foi orientado onde vai fazer?

R)- Sim, em qualquer posto de saúde, mas quando tiver com 45 dias irá fazer.

5)-Já usou algum método contraceptivo antes de engravidar?

R)-Sim, faço planejamento familiar e tomo anticoncepcionais( Pílulas) e agora vai usar camisinha, pois vai amamentar.

6)-Pretende ter mais filhos?

R)-Sim, só Deus sabe, mas queria ter mais um.

7)-Você já ouviu falar de DST? Conhece alguma? Cite? Você sabe para que serve a camisinha?

R)-Sim, AIDS, sei para prevenir doenças sexualmente transmissíveis.

8)-Como é a relação com seu parceiro?

R)-Estável (A paciente relatou que a 1ª. Filha e de um pai e o 2°. De outro como o qual vive atualmente.

9)-Você já fez algum exame como o de mama ou de sangue?

R)-Não. Nunca fiz o de mama e tenho muito medo de fazer exame de sangue.

10)-Mantém a vacinação de seus filhos em dia?

R)- Sim, está tudo certinho.

11)- Têm Vícios? Você continuou com os vícios na gravidez?

R)- Não no momento, mas já tive. Fumaça e bebia, porém Jesus me libertou, pois não conseguia se libertar dos vícios.

12)-Você foi bem atendida na maternidade?

R) Sim. Muito bem atendida.

13)-Conhece o banco de leite da maternidade?

R)- Disse que conhece

14)-Estudou até que ano?

R)-6°. Ano. Parou para cuidar da filha, mas pretende voltar a estudar.

15)-Você sabia que na Maternidade tem Cartório de Registros?

R)- Disse que sim.

15)-Já ouviu falar do teste do pezinho?

R)-Sim

CONCLUSÃO:

-ESSA PACIENTE FOI MUITO BEM NAS RESPOSTAS PELA SUA BOA INSTRUÇÃO, O QUE DEU PARA PERCERBER.

 

QUESTIONÁRIO:

ENFERMARIA 106- 2ª.PACIENTE

(1)- Nome da paciente: Ana Cristina da Silva, 20 anos; nascimento em 20/03/1991/ Estado Civil: Solteira.

(2)-Quantos filhos? Idade? Teve parto normal?

(R)- primeiro filho; dois dias, sim foi parto normal sem nenhuma implicação.

(3)-Grau de instrução?

(R)-2°. Grau completo fez cursinho, mas não passou no vestibular, pretende voltar a estudar.

(4)-Fez pré-natal?

(R)- Sim. Com orientação médica.

(5)-Você conhece alguma doença sexualmente transmissível? Quais?

(R)- Sim. AIDS, Sífilis, Gonorreia.

(6)-Já ouviu falar do teste do pezinho? Sua importância?

(R)- Não

(7)-Onde reside?

(R)- No interior do Estado na cidade de Irauçuba (a paciente relatou que nunca tinha feito prevenção de câncer).

(8)-Você sabe que na Maternidade tem cartório?

(R)-Sim, porém vou registrar no interior, pois o pai se encontra lá.

(9)-Já ouviu falar do teste do pezinho e sua importância?

(R)- Não. Sou por cima. Sei que existe, mas não sabe a utilidade.

 ACOMPANHANTE DA PACIENTE:

Nome: Francisca Claudiane da Silva (cunhada)- grau de instrução- 2°. Grau completo (pretende continuar a estudar) Têm filhos. Uma filha de 1 ano e 5 meses (não estuda ainda). Teve sua filha de parto normal (a gravidez foi planejada) Método anticoncepcional que usa? Pílulas e camisinha. Estado civil – casada (28 anos tem o seu marido). Conhece as doenças sexualmente transmissíveis? Sim. A AIDS.

 

CONCLUSÃO: Estes questionários se referem à primeira atividade, que também foi de muita relevância para nós estudantes de psicopedagogia. As perguntas foram respondidas a contento e respeitados o estado de saúde das novas mamães, que estavam ali se recuperando de partos com ou sem complicações. Ás vezes quando a mãe estava em bom estado de saúde, era o bebê que se encontrava em recuperação na incubadora, por deficiência de respiração, ou por outros motivos por terem nascidos como prematuros.

ENFERMARIA 106

3ª. PACIENTE.

NOME: Regiane; idade 36 anos; nascimento: 11/07/1975

1)-Quantos filhos ? Eles estudam?

R)- 2 filhos; um de treze anos e o bebê de 2 dias. Sim. O de 13 anos faz o sétimo ano (Escola Pública).

2)- Reside onde?

R)- Em Fortaleza

3)-Você fez o pré-natal?

R) Sim

4)-Você faz prevenção de Câncer regularmente?

Sim. De seis em seis conforme orientação médica.

5)-Você já foi orientada sobre a revisão do parto?

R)- Sim. Disseram-me que posso fazer em qualquer posto de saúde.

6)-Você já ouviu falar do Planejamento Familiar?

R)-Sim. Eu tenho

7)-Você estudou até que série? Pretende voltar?

R)- Estudei até a 6ª. Série, disse que não pretende voltar a estudar.

8)-Você usava qual método para não engravidar?

R)- Nenhum, pois era meu desejo engravidar. Mas vou usar comprimidos anticoncepcionais para evitar nova gravidez.

9)-Você sabe que aqui na maternidade tem cartório e você pode sair com seu filho registrado?

(R)- Sim. Já fomos informadas.

10)-Já foram informadas sobre o teste do pezinho?

R)- Sim, só por alto. Detalhadamente não. 

CONCLUSÃO:

A CONVERSA COM A PACIENTE FOI DE BOM PROVEITO, POIS O QUE ELA NÃO TINHA CONHECIMENTO NÓS REPASSAMOS E ORIENTAMOS EM OUTROS DETALHES.


AS RESPONSÁVEIS PELO NOSSO APRENDIZADO-PROFESSORA ILANA LIMA E DR.ª. ROSE

TERCEIRA ATIVIDADE:

ALEITAMENTO MATERNO:

Mais uma atividade que se encontrava na pauta das atividades da disciplina ora estudada, nos proporcionou conhecimentos fundamentais de como manter a saúde bebê, livrando-o de algumas doenças que acometem determinadas crianças, desde o nascimento, até as primeiras idades, quando as funções vitais já estão em desenvolvimento. É notório que os bebês precisam de reforços para um desenvolvimento integral, e sem complicaçõ


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